Dentistas ortodontia: qual aparelho escolher?
Existem diversos tipos de aparelhos bucais colocados por dentistas ortodontia, e eles podem ser usados em momentos específicos. Para ter um aparelho convencional é necessária muita pesquisa e comparações, porém isso se adapta muito ao tipo de aparelho dentário ortodôntico que você precisa. Os mais comuns feitos por dentistas ortodontia no Brasil são:
Tratamento Fixo: com bráquetes e fios de aço;
Tratamento Estético: sutil que trata e mantém uma boa aparência;
Tratamento Móvel: feito sob medida da sua boca;
Aparelho dentário aranha: expande e amplia a arcada dentária.
Ter um aparelho colocado por dentistas ortodontia exige de você passar por todo o processo complicado. Há uma série de análises até a etapa de você colocar ele por definitivo. Dentre elas, uma etapa crucial é o exame de imagem parametrial, mais conhecido como raio-x total da boca. Isso é necessário para o profissional dentista ter uma visualização dos procedimentos que ele vai aplicar na sua boca.
Aparelho dentário: tratamento ortodôntico fixo
O famoso sorriso metálico, na verdade, é o aparelho bucal fixo, um dos métodos mais usados no Brasil e no mundo. Ele usa bráquetes de aço, pequenas películas que são coladas diretamente nos dentes com uma cola específica, necessária para não manchar os esmaltes e realizar o alinhamento com segurança e eficiência. São usados fios de ações, entrelaçados nos bráquetes em diversas direções, depende da situação dos dentes.
Tratamento mais sutil: conheça o aparelho estético
Aparelho colocado por dentistas ortodontia mais caro, quando falamos de aparelho estético, podemos dizer que é um método que já ganhou os brasileiros e está em alta no mercado. Lentes de contato e aparelhos ortodônticos são procedimentos que além de alinhar os dentes, realizam clareamento e podem aumentar o tamanho e forma dos dentes. Geralmente eles são transparentes e dão uma sensação de liberdade para os dentes enquanto realizam todo o procedimento feito por dentistas ortodontia:
Lentes de contato;
Clareamento a laser;
Sorriso harmônico;
Tecnologia.
Dados da ortodontia no Brasil
Cerca de 35% da população brasileira tem alguma disfunção que exige um tratamento ortodôntico, 40% a 50% desses números são de pessoas com mais de 30 anos, os dados são do Ministério da Saúde. O estudo também revelou que ter cuidados diferenciados ainda quando criança pode reduzir esse número. Hábitos como chupar chupeta ou dedo, causam complicações ortodônticas e levam a tratamento de aparelho bucal futuramente.
Os benefícios do uso de aparelhos convencionais são vários, entre eles estão:
Sorriso bonito e harmônico;
Higienização de qualidade;
Dentes alinhados e retos;
Melhora na dicção e respiração.
O uso de aparelhos colocados por dentistas ortodontia vão muito além de apenas alinhar os dentes. O objetivo principal deles é esse, porém quando o assunto é saúde bucal, eles tem o poder de melhorar a comunicação, a dicção, respiração e proporcionar um sorriso bonito e harmônico que mexe diretamente com a autoestima das pessoas.
O alinhamento dos dentes sem dúvidas é um sonho comum dos brasileiros. A especialidade responsável por dentistas ortodontia, que mexe com a base óssea da maxilar e mandíbula e proporciona às pessoas dentes alinhados e um sorriso harmônico.