Quando é necessário buscar um dentista restauração?
O dentista restauração trabalha para que o dente afetado pela cárie volte a ser o que era antigamente. O trabalho do dentista restauração consiste em remover a parte do dente que foi prejudicada, limpar a região e a preencher com um material de restauração. Quando o profissional na área de odontologia fecha esses espaços, ele previne que outras bactérias se acumulem na região. Os materiais utilizados nessas restaurações são:
- Ouro;
- Porcelana;
- Resina composta;
- Amálgama.
Qual é o melhor tipo de dentista restauração?
Não existe o melhor tipo de dentista restauração, pois cada caso depende da situação em que o paciente se encontra. Entretanto, é necessário que o paciente saiba algumas importantes informações antes de fazer esse tratamento, como, por exemplo, se ele tem alergia a algum tipo de material, qual é o local que precisa ser restaurado e o quanto vai custar esse procedimento.
Explicando detalhadamente cada tipo de material
Na restauração de ouro, por exemplo, o paciente precisa realizar a encomenda da prótese em um laboratório. Geralmente, esse é um tipo de material que é aceito pelos tecidos gengivais e consegue durar até 20 anos na boca do paciente se for cuidado da maneira correta. É válido ressaltar que a prótese de ouro é um dos materiais mais caros e requer mais atenção, ou seja, o paciente precisará fazer mais visitas ao dentista.
Já a restauração de amálgama, mais conhecida também como prata, é resistente e são mais baratas. Por conta da sua cor mais escura, esse material é utilizado em áreas que não são tão visíveis na boca do paciente, como os dentes anteriores. Já as resinas compostas, que geralmente são feitas de plástico, combinam com a cor de todos os dentes e por isso dão uma aparência mais natural a boca do paciente. Uma desvantagem é que esse material pode se desgastar com o tempo e ainda pode manchar por conta de alimentos como o café, chá ou tabaco. Em geral, a que são feitas de plástico duram de 3 a 10 anos.
Por fim, existe a restauração de porcelana, que também são conhecidas como incrustações ou facetas, são feitas em um laboratório de prótese e depois são cimentadas no dente. Esse tipo de tratamento cobre a maior parte do dente e tem um custo benefício parecido com o de ouro.
O que acontece quando o procedimento de dentista restauração é feito?
Primeiramente, é preciso marcar uma consulta com o profissional na área de odontologia para ter certeza que este é o tratamento indicado para você. Depois que a avaliação for feita, se o dentista decidir restaurar o seu dente cariado, primeiramente ele irá remover a parte que foi deteriorada e fará uma limpeza.
Com a cavidade limpa, a restauração é feita com os materiais citados acima. Para saber se você precisa deste tratamento, o dentista fará exames, através de um pequeno espelho, e examinará a superfície de cada dente. Em casos mais complexos, o profissional pode pedir uma radiografia completa da boca, ou apenas parte dela.