Porque é importante fazer consultas no dentista criança?
A saúde bucal é algo muito importante e a cultura de cuidar bem dos dentes deve ocorrer desde a infância. Muitos pais acreditam que, por conta de os dentes de leite serem substituídos após um período de tempo da vida da criança, não é necessário dar tanta atenção à saúde bucal das crianças, mas isso está errado. É recomendável que o dentista criança comece a ser frequentado após o aparecimento do primeiro dente de leite, que nasce entre os 6 ou 7 meses de vida da criança.
Desde a primeira consulta, o dentista criança irá informar sobre diversas questões que envolve a saúde bucal infantil, como, por exemplo, quais são os alimentos que melhoram a saúde da criança, quais são os tipos de materiais que se podem utilizar para fazer a higiene bucal e como evitar doenças bucais futuras. Ainda, muitos profissionais na área de odontologia afirmam que as consultas devem ser feitas de seis em seis meses para prevenir o surgimento de cáries.
É possível que a dentista criança tenha cáries?
Apesar de parecer mentira, as cáries durante a infância são mais comuns do que se imagina. Esse tipo de fenômeno ocorre por conta de diversas situações. Além da má higienização da boca, as mais comuns costumam ocorrer quando os pais amamentam a criança e não escovam os dentes antes de dormir, ou ainda quando adoçam a chupeta para que a criança pegue no sono com mais rapidez.
Pequenos hábitos que podem parecer inofensivos, acabam prejudicando muito a saúde bucal do dentista criança e precisam ser evitados. Como dito acima, por se tratar de dentes de leites, muitos pais não dão a atenção devida a essa situação. Porém, quando os dentes não são escovados da maneira correta, o dentista criança fica vulnerável a diversas situações, como:
- Sensibilidade e sangramentos nos dentes;
- Dentes moles antes do período apropriado;
- Dente escuro ou podre;
- Dor ao ingerir alimentos ou ao escovar os dentes;
- Rachaduras ou dente quebrado;
- Nascimento de dentes tortos ou muito afastados um dos outros.
Como deve ser a rotina de higienização da boca da dentista criança?
Muitos profissionais da área de odontologia afirmam que é necessário ter um cuidado especial com a boca da dentista criança desde o seu nascimento. Nesta fase, é necessário passar uma gaze na região da gengiva, bochecha e língua, pelo menos duas vezes ao dia. Inclusive, uma destas limpezas deve ser feita obrigatoriamente antes da criança ir dormir. Assim que os dentes de leite começarem a surgir, ao 6 ou 7 meses de vida como dito acima, é recomendável que a dentista criança escove os dentes depois de todas as refeições e antes de dormir.
Para evitar atrito na boca dos pequenos, escolha comprar produtos infantis, como escovas e pasta de dentes apropriadas. Para completar, é necessário sempre consultar o dentista para que este realize uma limpeza e cuide bem da saúde bucal da criança. Marque uma consulta com o seu dentista criança e veja quais são os melhores e mais acessíveis tratamentos disponíveis para você.