Importância de um bom consultório odontológico
Todos sabem que, quando o caso é em relação à área da saúde, todo cuidado é muito pouco. Isso porque todo mundo concorda que é imprescindível que sejam tomadas as mais diversas precauções para que não haja riscos desnecessários quando é preciso realizar algum tipo de procedimento ou tratamento de saúde. E, quando se fala em problemas bucais ou nos dentes, também se deve tomar todas essas muitas precauções.
Afinal, a saúde bucal também faz parte da nossa saúde em geral, ou seja, ela também afeta nosso organismo como um todo de forma geral. E, para que esses cuidados e precauções sejam tomados da forma certa, o paciente deve frequentar um consultório odontológico.
Cuidar dos dentes e da boca precisa ser tratado como uma ação de prevenção séria. Por mais que você importância, a saúde bucal ainda é negligenciada ou até mesmo desconsiderada por muitas pessoas, o que está muito errado. Os dentes e a boca, quando não cuidados da forma certa, se transformam em uma grande porta de entrada para bactérias e infecções. Fora isso, os problemas que podem acometer os dentes ou a boca são diversos. Eles vão desde os mais simples, como as cáries, até os mais complicados, que podem acabar causando a perda dos dentes ou problemas muito mais graves. É por essa causa que é necessário realizar um acompanhamento odontológico e sempre cuidar muito bem de nossas bocas.
Esse acompanhamento deve ser feito desde quando criança, nos melhores consultórios odontológicos e com os melhores profissionais, que sejam realmente capacitados e sejam competentes e de confiança. Como já dito, ainda há muita gente que negligencia os cuidados com a saúde bucal, ignorando sua importância e seu papel no bem-estar geral do ser humano.
Fazendo com que as pessoas entendam essa importância desde bem pequenas é o melhor caminho para que todos cresçam sempre visitando o consultório odontológico e tendo os devidos cuidados com seus dentes, tendo uma boca saudável e em perfeitas condições, realizando plenamente suas funções.
Os cuidados com a boca são bem simples e, se eles são ensinados desde criança, é muito mais fácil que a pessoa continue reproduzindo esses cuidados ao longo da vida, tendo uma vida mais saudável por completo, pois incluí a saúde bucal. Com pouca idade, é possível realizar a conscientização da criança com as orientações do dentista no consultório odontológico. Há até mesmo uma especialidade na odontologia que se dedica ao tratamento da saúde bucal de bebês e crianças. Essa especialidade é a odontopediatria. O odontopediatra tem um dever importantíssimo no começo do acompanhamento odontológico da pessoal.
O atendimento especializado para as crianças têm uma importância muito grande, já que pode ser desconfortável para a criança frequentar um local desconhecido como o consultório odontológico. Ainda há o tão falado medo de dentista que muitas pessoas possuem e que pode ter começado na infância, com algum tipo de experiência ruim que pode ter ocorrido em um consultório. Com isso, muitas pessoas podem desenvolver um receio e não constroem o costume de frequentar sempre o dentista.
Os odontopediatras, então, desprendem um cuidado especial em seu atendimento às crianças. É feito um trabalho muito cuidadoso para que as crianças se sintam seguras e confortáveis, evitando que haja experiências negativas e tornando mais fácil construir o hábito de ir sempre ao dentista na pessoa, tanto para eventuais tratamentos como para fazer um acompanhamento odontológico. O ambiente do consultório odontológico infantil também é, muitas vezes, descontraído, atraindo mais a criança.
O acompanhamento odontológico que deve começar na infância é muito importante. Isso porque, se há algo errado com nossos dentes ou nossa boca, o dentista pode logo identificar e começar o tratamento para resolver, evitando que haja complicações desnecessárias que podem dar muita dor de cabeça ao paciente. Começando esse acompanhamento na infância, é possível ter acesso à inúmeras coisas, entre elas:
Prevenção dos problemas bucais;
Construção do hábito de ir frequentemente ao consultório do dentista;
Conscientização da pessoa em relação à importância da saúde bucal e de como cuidar dela;
Monitorar a saúde bucal desde os primeiros dentes da criança;
Acompanhamento da troca de dentes de leite para dentes definitivos;
Diagnóstico de eventuais problemas bucais feito mais rapidamente do que se a pessoa não frequentasse o consultório odontológico, havendo o tratamento de forma mais rápida.
Além de tudo isso, ainda o aspecto estético dos dentes. Todo mundo deseja ter um sorriso bem branquinho e super brilhante, mas nem sempre isso acontece. Muita gente enfrenta problemas de posicionamento dos dentes, com dentes tortos (o que pode ser resolvido com o uso de aparelhos ortodônticos), ou dentes amarelados ou mais escuros (o que pode ser resolvido com clareamento dental). Indo ao dentista desde bem cedo, é capaz que esses problemas também sejam identificados e o dentista logo comece a sua solução, dependendo de qual é o problema e da idade do paciente.
No Brasil, felizmente, a população como toda se preocupam bastante com a saúde bucal. Talvez isso se deva ao fato de que um sorriso bonito também pode ser considerado um bom cartão de visitas. Um ótimo cartão de visitas é uma das ferramentas de marketing que são muito utilizadas, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. A odontologia no geral é muito reconhecida no nosso país. Aproximadamente 15% dos profissionais de odontologia do mundo todo estão aqui e há um mercado relacionado que cresce mais ou menos 7% ao ano.
Todos esses números são excelentes, pois indicam como os brasileiros estão dando a devida importância à saúde bucal e, portanto, levando uma vida mais saudável no todo. Isso faz com que muitos brasileiros tenham o seu dentista de confiança e façam sempre visitas ao consultório odontológico, durante muitos anos ou até durante toda a vida, realizando o acompanhamento odontológico que é o ideal para todos.
Mesmo assim, ainda há aquele grupo de pessoas que ainda vão ao dentista somente quando enfrentam algum tipo de problema bucal, o que não é aconselhável. É necessário realizar esse acompanhamento durante toda a vida, além de fazer um trabalho de prevenção dos problemas bucais que podem se tornar mais graves se forem ignorados.
Encontrando o melhor consultório odontológico
Como já falamos, é necessário ir ao consultório odontológico com frequência, para que a pessoa realize o acompanhamento odontológico ideal e para que também seja feito um trabalho de prevenção de problemas. Mas, é necessário que os dentistas sejam qualificados e de confiança para que esse trabalho seja realizado. Pode ser que as pessoas não conheçam um bom consultório odontológico, por uma série de motivos, desde não ter criado o hábito de ir sempre ao dentista até a uma possível mudança para uma cidade em que a pessoa não conhece absolutamente nada ainda. De qualquer forma, é recomendado que a pessoa encontre uma boa clínica dentária e tenha o seu dentista de confiança.
A missão de encontrar um bom consultório odontológico pode ser um pouquinho complexa, especialmente em grandes cidades, onde há muitas opções diferentes de clínicas para você escolher. Portanto, é necessário realizar uma pesquisa, sempre tomando alguns cuidados que vão ajudar o paciente a avaliar melhor os locais para poder escolher um bom consultório. Alguns desses cuidados são:
Se certificar de que o consultório escolhido oferece a estrutura adequada, com cômodos necessários e equipamentos tecnológicos modernos;
Saber qual é a qualificação dos profissionais que trabalham no local;
Verificar a reputação do consultório, se ele tem boas recomendações, se pessoas conhecidas já utilizaram os serviços de lá e qual é a opinião deles sobre o local;
Identificar se o custo-benefício é bom;
Se certificar de que os serviços oferecidos no local estão dentro do padrão de qualidade;
Constatar se os dentistas do local têm registros no CRO (Conselho Regional de Odontologia).
Em geral, esses cuidados são muito importantes, afinal é a saúde bucal das pessoas que vai estar em jogo. É preciso que bons profissionais, realmente capacitados façam o acompanhamento odontológico dos indivíduos. Procurando pelo melhor consultório odontológico, o ideal é que a pessoa se dedique ao máximo para reunir a maior quantidade de informações possível sobre os locais que ele está avaliando escolher. Quanto mais informações ele tiver, mais bem embasada será sua escolha e menos chances de haver um arrependimento no futuro. É fundamental que o local tenha a estrutura e os equipamentos necessários para o atendimento odontológico, além, é claro, de dentistas qualificados.
Na pesquisa para encontrar um bom consultório odontológico, é capaz conversar com colegas e amigos que possam dar opiniões sobre o atendimento de profissionais que eles conhecem. Buscar a reputação do consultório, principalmente na internet, também é uma boa ideia. Uma pesquisa bem embasada irá evitar a possibilidade de que os resultados alcançados com o consultório escolhido não agradem. Por mais que são importantes, o preço cobrado por cada consultório não deve ser uma prioridade para escolher ou não o local. Afinal, oferecer um serviço barato não garante que o serviço seja de qualidade.
É normal que as pessoas se preocupem com o bolso quando escolhem um consultório odontológico para realizar procedimentos ou tratamentos dentários. Mas o preço não deve ser prioridade quando a pessoa estiver pesquisando em qual clínica se consultar. O ideal é que a pessoa garanta que o local que ele irá escolher se consultar tem todos os outros fatores já mencionados anteriormente em lista, para só depois pensar em preços e em se ele cabe no seu orçamento. Sendo assim, o mais importante é que o local apresente a infraestrutura adequada e os especialistas qualificados, para não colocar o paciente em risco e para evitar dores de cabeça. Pois, saúde bucal é coisa séria.
Especialidades no consultório odontológico
Ao procurar um consultório odontológico, o paciente também deve se atentar às especialidades da odontologia. Há muitas especialidades que são reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia e cada uma delas realiza um serviço diferente em sua área de atuação. Dependendo das necessidades do paciente, ele pode querer se certificar de que a clínica em questão tem ou não uma ou outra especialidade. Entre essas especialidades é possível citar:
Odontopediatra, já mencionada;
Radiologia odontológica;
Dentística;
Endodontia;
Periodontia;
Ortodontia.
Estratégia de marketing no consultório odontológico
Por mais que muita gente nem pense sobre isso, o consultório odontológico é uma empresa. E, como toda empresa, ela também precisa de uma estratégia de marketing. Afinal, é preciso que as pessoas saibam da existência da clínica, dos seus serviços, quem são os seus profissionais e qual é a qualidade do seu atendimento. Se ninguém souber de nada disso, o consultório não terá pacientes e, sem paciente, não há lucro. Sem lucro, o consultório pode ser obrigado a fechar as portas. Sendo assim, muitos donos de consultório odontológico procuram criar uma estratégia de marketing para o seu negócio.
É muito comum que tenha sempre aquela famosa propaganda boca a boca. Esse tipo de propaganda pode até beneficiar os dentistas que tem o seu próprio consultório. Isso porque os pacientes geralmente comentam sobre serviços do consultório que eles utilizaram e gostaram. No entanto, não é para todo profissional da odontologia que somente essa propaganda boca a boca é suficiente. Na maior parte dos casos o mais correto é mesmo fazer um planejamento e definir uma estratégia de marketing para que a clínica continue sempre tendo muitos clientes e tendo o caixa para se manter e dar lucro.
Para começar, o mais importante é que as pessoas saibam da existência do consultório odontológico. Para que isso aconteça, é necessário criar uma marca forte do consultório e uma presença marcante em redes sociais, que, hoje em dia, cresceram muito em importância no que diz respeito a marketing e propaganda. Somente sabendo que o consultório existe é que novos possíveis pacientes irão aparecer.
É preciso que essas pessoas saibam, além da existência do consultório, também quais são os serviços oferecidos, para que elas avaliem se as suas necessidades poderão ser atendidas ali ou não. Também é bom que eles saibam quem são os profissionais que trabalham ali e quais são as suas qualificações. A partir de todas essas informações, é possível que uma pessoa fique interessada em realizar procedimento e tratamentos dentários no consultório em questão.
Construir uma marca forte pode não ser uma tarefa tão fácil assim. No entanto, com dedicação, foco, planejamento e organização, tudo vai para frente. Uma vez que a imagem do consultório estiver estabelecida entre o público, ficará bem mais fácil divulgar todos serviços oferecidos. Isso acontece a partir da criação de uma marca forte para o consultório odontológico. A partir disso, o público passa a vê-lo como um local mais profissional. Para criar uma marca forte, existe alguns passos que é possível seguir. Entre esses passos, estão:
Criar uma identidade visual para o consultório odontológico, com logotipo e esquema de cores;
Utilizar a identidade visual em todo o material de comunicação do consultório, como em cartões de visita, panfletos e redes sociais;
Trabalhar para estabelecer uma presença forte e marcante na internet, com redes sociais, sites, etc.;
Fazer propagandas em meios tradicionais, como televisão e jornais impressos;
Criar várias técnicas diferentes de se manter sempre se divulgando, como campanhas de fidelidade ou promoções.
Todos esses passos ajudam para a criação de uma marca forte para o consultório odontológico, fazendo com que as pessoas criem um vínculo com essa marca e tenham muito mais convicção em escolhê-lo para cuidar de sua saúde bucal.
Atraindo pacientes para o consultório odontológico
Como já foi falado, assim como outras clínicas de saúde, um consultório odontológico também é uma empresa e funciona como tal. Para quem administra um consultório odontológico, é sempre tempo de pensar em como conseguir atrair novos clientes para impulsionar o seu negócio. Muitas dessas pessoas, no entanto, não sabem muito bem por onde começar. E isso nem sempre é uma tarefa muito fácil.
Após o consultório se estabelecer como uma marca forte e trabalhar em sua estratégia de marketing, com divulgação e propaganda do consultório odontológico, é possível trabalhar para atrair potenciais clientes. E, para fazer isso, nada melhor do que conhecer os clientes que ele já tem. Esses pacientes já confiaram nos dentistas do consultório e continuam com essa relação de confiança até hoje. Conhecendo melhor essas pessoas, o dentista pode descobrir:
Como seus pacientes ficaram sabendo sobre o seu consultório;
Qual era a reputação do consultório quando os pacientes ouviram falar do local pela primeira vez;
Quais são os serviços oferecidos pelo consultório que os pacientes atuais mais utilizam;
Na opinião dos pacientes, quais são os diferenciais do consultório.
Com todas essas informações em mãos, resolvidas com as atitudes para estabelecer o consultório como uma marca forte, é possível que o profissional atraia mais clientes. Pois, ele irá conseguir identificar o que potenciais novos pacientes já ouvem sobre o consultório, fazendo mudanças em suas estratégias de marketing para mudar sua imagem perante o público, se ele assim achar necessário.
Gestão do consultório odontológico
Como já estabelecido nos tópicos anteriores, o consultório odontológico é uma empresa. Portanto, ele precisa ser administrado como tal. A gestão do consultório odontológico passa por muitos fatores e todo profissional que administra sua própria empresa sabe como é difícil estar sempre em evidência no mercado. Além das já discutidas estratégias de marketing e para captar novos clientes, a gestão do consultório deve ser responsável e eficiente.
Consultórios e clínicas também são acordos que precisam ser geridos eficientemente. Um dentista que quer abrir seu próprio consultório odontológico precisa entender de administração ou ter alguém de confiança para orientá-lo em relação a esse tema. O dentista pode fazer um curso de gestão de clínicas e consultórios se optar por não ter mais ninguém junto com ele em seu projeto de abrir seu consultório.
Para que pacientes sejam fidelizados e para estar constantemente na captação de novos clientes, a boa gestão é imprescindível. Só no Brasil, há milhares e milhares de dentistas e de consultórios. Ou seja, no nosso país esse mercado é muito competitivo, o que faz com que seja difícil se manter sempre relevante. Uma gestão completa e cuidadosa é muito importante para que o negócio dê certo e para que o dinheiro investido pelo dentista não seja perdido.
Em geral, quando se formam, muitos dentistas têm a intenção de abrir o seu próprio negócio, o seu próprio consultório odontológico. No entanto, a maioria deles se vê perdido, sem saber como fazer isso. E isso ocorre porque, provavelmente, eles não têm muita noção em relação à administração de empresas. Como a gestão é muito importante no sucesso de um consultório, é possível que o dentista faça cursos para suprir essa sua falta de conhecimento. Entre esses cursos, está o de gestão de clínicas e consultórios. Em um curso como esse, é possível encontrar diversos temas. Entre esses temas, é possível destacar:
Gestão de pessoas;
Finanças;
Vendas;
Marketing.
Tudo isso tem um papel importantíssimo na gestão de clínicas e consultórios. Sem saber nada sobre eles, não é possível que um dentista consiga administrar o seu próprio consultório sozinho. A partir do momento que ele começa a estudar tudo isso, ele será capaz de administrar sua empresa e, com o seu esforço, pode até ser que ele consiga uma potencialização de seus lucros.
Uma vez que o dentista estiver disposto a encarar o desafio de gerenciar seu próprio consultório odontológico e ir atrás de se qualificar para fazer isso, o primeiro passo já foi dado para que o negócio seja um sucesso. Além de fazer um curso específico para isso, o dentista também pode contar com algumas dicas em relação à administração de seu consultório. Há algumas ações que são muito importantes para o funcionamento correto do consultório, como, por exemplo, investimento em tecnologia (equipamentos devem sempre ser modernos e seguros), a organização do ambiente e a otimização de processos para tornar o atendimento mais rápido e eficiente.
Outra coisa que é muito importante, mas, muitas vezes, é negligenciada, é a revisão constante do planejamento estratégico. Muitas vezes, as pessoas fazem um planejamento estratégico quando abrem o consultório odontológico. E só. Ele nunca mais é atualizado nem utilizado. Isso é um erro grave. A tecnologia e os estudos sobre odontologia estão sempre mudando em pouco tempo, por isso, esse planejamento deve sempre ser mantido atualizado e em uso. Assim, o consultório pode se manter sempre de acordo com os tempos e pode se manter em evidência no mercado.